YouTube tem Creative Commons

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

O YouTube está dando aos usuários a escolha sobre como eles querem licenciar o seu conteúdo. Ainda há a licença padrão do YouTube, que é bastante restritiva, e agora há uma nova opção: o Creative Commons (com atribuição). Em resumo, você agora pode dar a outras pessoas permissão para usar suas imagens como elas quiserem, desde que haja inclusão de um link para a fonte.

As licenças são um negócio complicado (há seis diferentes licenças Creative Common), mas o YouTube está esperando reduzir a confusão limitando aos usuários uma opção, que exige atribuição e permite que o conteúdo seja utilizado para fins comerciais.

Então, o que significa isto para os usuários? Você vai agora ser capaz de usar o editor de vídeo do YouTube para emendar o seu próprio vídeo com o conteúdo que foi carregado por outros usuários que tenha Creative Commons, e eles vão ser capazes de usar os seus vídeos, se você deixá-los. O que significa que se o seu vídeo realmente pudesse usar uma tomada de uma bandeira tremulando, ou um gato andando de Roomba, você provavelmente será capaz de adicionar uma em apenas alguns cliques.

Para começar, o YouTube tem trabalhado com parceiros de conteúdo como o C-SPAN e Al-Jazeera para oferecer um lote inicial de 10.000 vídeos sob a licença CC. Essa biblioteca vai aumentar rapidamente a medida que mais pessoas mudem seu conteúdo para o Creative Commons, e há mesmo uma ferramenta que permite trocar a licença para um monte de vídeos de uma só vez.

Sempre que você assistir a um vídeo no YouTube que inclui conteúdo CC que foi criado por outro usuário, um link de atribuição será automaticamente colocada abaixo do vídeo. Essa atribuição é atualmente somente exibida se você clicar em “Mais” na descrição do vídeo, mas o YouTube diz que vai considerar dar links de atribuição em outros lugares se poucas pessoas clica neles.

Via: Tech Crunch

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

1 Response

  1. Morre says:

    Diabo

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.