Você Sofre de Insônia?

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Que noite longa…

A Insônia Lhe Persegue?

O que é insonia“… Da janela vejo mais uma vez o dia ir embora … Não existem mais estrelas no meu céu nublado, que esconde meu rosto na penumbra, enquanto uma vela acesa se desgasta um pouco mais do que eu. O mar ao longe, a escuridão da rua e mais todo o resto do meu cenário depressivo me acompanham na madrugada insone de meus dias que se esquecem sempre… de amanhecer…”

“…Oh, noite longa! Até quando a madruga persistirá em me esconder nessa escuridão que já dura toda uma vida? Noite de pedaços soltos. Noite que não acaba mais. Até quando o dia amanhecerá assim?…”

Os trechos acima, são depoimentos, de pacientes que dormiam pouco durante a noite, rolavam na cama, tinham dificuldade para começar a dormir. Pessoas que perderam seu rendimento e tornaram-se mal humoradas, cansadas, desanimadas e tristes.

O Que é Insônia

Insônia é a sensação de de sono inadequado ou de má qualidade, e pode incluir:

  • Dificuldade em adormecer
  • Despertares frequentes durante o sono, com dificuldade de voltar a dormir
  • acordar muito cedo pela manhã
  • sono não revigorante

Causas da Insônia

Embora homens e mulheres de todas as faixas etárias podem apresentar insônia, algumas condições parecem predispor os indivíduos a ter insônia:

  • Idade avaçada (insonia ocorre mais frequentemente nas pessoas acima de 60 anos)
  • Mulheres
  • História de depressão
  • Estresse. Provocado pelo desgaste quotidiano, problemas familiares ou econômicos e profissionais.
  • Efeito colateral de medicamentos
  • Problemas ligados ao horário de dormir ou acordar. Exemplos:. jet lag, troca de turno trabalho
  • Algumas condições médicas ou psicológicas

O Que Faz a Insônia Piorar?

Os comportamentos a seguir podem perpetuar a insônia em algumas pessoas:

  • Preocupar-se em demasia com o sono e antecipar que não conseguirá dormir
  • Ter um horário irregular para dormir, ou mudar constantemente o horário de dormir e acordar
  • Tirar sonecas excessivas tarde ou no início da noite
  • Uso excessivo de cafeína
  • Tomar bebida alcoólica antes de ir dormir
  • Fumar antes de ir dormir

Advertência

A questão,no entanto, é que dificilmente as pessoas acometidas por perturbações no sono buscam auxílio médico para resolver o problema.

As conseqüências de um diagnóstico mal feito ou não realizado e de um tratamento inadequado da insônia podem levar a importantes prejuízos ao paciente.

Procure seu médico. Ele o ajudará a dormir melhor.

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