Quiuí um Novo Concorrente do Google? Nem Tanto?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Hoje, como de costume, ao ler meu e-mails encontrei diversos e-mails não solicitados. Mas um deles chamou a atenção, veio do Quiuí.

Como o nome era interessante, resolvi dar uma olhada do que se tratava. O Quiuí é um mecanismo de busca a la Google.

Segundo o próprio site o Quiuí é um inovador site de busca na web, que oferece os melhores recursos de visualização e manipulação dos resultados da pesquisa. Oferece: Preview de resultados, Histórico de pesquisas, Marcadores e outros. Permite obter os melhores resultados para sua busca na Web, com um sofisticado mecanismo de busca.Um diferencial do Quiuí em relação aos convencionais sites de busca, é de oferecer informações adicionais sobre os resultados das pesquisas, como endereço, telefone de contato, contato rápido e outros. As informações adicionais são fornecidas pelos mantenedores dos sites ou pelos próprios usuário do Quiuí.

Ou seja, o grande diferencial é que você dono de um site qualquer tem a possibilidade de inserir informações adicionais sobre o seu site. Talvez isto seja um grande diferencial, basta saber o que isto influenciará os internautas no momento de escolher entre o Quiuí ou o bom e velho Google.

Fiz um teste para ver como o ConteAqui se comportava dentro do Quiuí. Pesquisando por “conteaqui” o blog aparece como primeiro na lista deles, tanto para pesquisa web como para imagens. Pesquisei diversos outros sites conhecidos e todos estava lá. Daqui tiro a primeira impressão: o Quiuí começou bem, pois lembro do início do Bing – meus sites e sites que sempre visito nunca estavam lá no Bing.

Não satisfeito resolvi pesquisar por termos. Sei que “rimonabanto” é uma das palavras mais pesquisadas dentro do ConteAqui. Procurei por “rimonabanto” no Quiuí e lá estava novamente o ConteAqui – na segunda página de resultados mas estava lá. Sai a segunda conclusão, que neste momento a maior parte dos sites indexados por eles é nacional.

Interessante que na barra lateral vai sendo registrado um histórico dos termos que você pesquisou. Assim fica mais fácil quando desejares novamente pesquisar o mesmo termo.

Algo que não gostei é o fato de que ao clicar no resultado da pesquisa é aberto uma nova aba do browser. Outro ponto que deve ainda ser corrigido é o fato de que a barra lateral não abre no Chrome, porém como a versão lançada do Quiuí ainda é Beta, é de se esperar que haja um ou outro ajuste a ser feito.

Acho que o nome é meio difícil de escrever, em especial porque tem acento. Mas apenas o tempo mostrará o que os usuários pensam.

De qualquer forma a minha impressão inicial do Quiuí foi muito boa.

Atualizado: O Quiuí não durou muito

O Quiuí foi mais um mecamismo de busca que sucumbiu ao poder do gigante Google. O Quiuí não existe mais.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

2 Responses

  1. Equipe Quiuí says:

    O quiuí oferece inúmeros recursos como histórico de pesquisas, preview, marcador de melhores resultados, Blog site, informações adicionais, e de "segurança"

    >> Segurança
    O Quiuí oferece informações adicionais sobre confiabilidade dos sites resultantes das buscas, sobre confiabilidade para compra, sobre o nível de privacidade que o site oferece aos dados fornecidos pelo usuário; e informações relacionadas a segurança do site para acesso de crianças à conteúdos impróprios. As informações são mantidas principalmente por uma comunidade internacional a WOT (com a qual o Quiuí tem integração). Os usuários do Quiuí podem fazer parte da comunidade e ajudar a criar uma internet mais segura.
    Devidos as informações de confiabilidade e segurança apresentadas pelo Quiuí, este se mostra como uma excelente ferramenta para internautas iniciantes, e para os veteranos que procuram evitar sites que podem conter intensões maliciosas, e navegar de forma segura.

  2. Gisela Tavares says:

    Como usuário, já fui apresentado ao Quiui (www.quiui.com.br), o site é bem interessante. Tem alguns recursos muito legais, e a forma de apresentação dos resultados é bem interessante. Hoje, estou utilizando o quiui no dia-a-dia, mas depende muito de gosto e costume. Costume pois além de ser uma excelente ferramenta de buscas, o Google virou costume e todos.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.