Suspensa Busca por Vida Extraterrestre

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Triste notícia para a astronomia e para a pesquisa alienígena, e uma notícia ainda pior se houver de fato vida inteligente lá fora querendo manter contato com a Terra. O instituto SETI, que opera o Allen Telescope Array no norte da Califórnia (que ficou famoso no filme de Jodie Foster, Contato), diz que, devido a cortes no orçamento do governo, não ter os fundos para manter a sua busca de inteligência extraterrestre.

O grande campo de antenas tem verificado sinais que poderão, eventualmente ser emanadas de civilizações alienígenas, durante quase quatro anos. Mas na semana passada, o CEO do SETI Institute, Tom Pierson enviou uma carta aos doadores dizendo que a matriz estava entrando em “hibernação” por causa do apoio inadequado do governo.

O momento não poderia ser pior, dizem os cientistas do SETI ao San Jose Mercury News. No início deste ano, astrônomos disseram que o telescópio espacial Kepler tinha encontrado mais de 1.200 possíveis planetas, dezenas dos quais poderiam ser adequados em termos de tamanho e de temperatura para sustentar a vida.

“Há uma grande ironia”, diz o diretor do SETI Jill Tartar, “que no momento em que descobrimos tantos planetas, não temos os fundos para as operações.”

O financiamento nunca foi assegurado pelo programa pois a busca de aliens tem sido frequentemente ridicularizado como um desperdício. Algumas doações privadas têm ajudado no suporte, incluindo dinheiro do cofundador da Microsoft, Paul Allen, que ajudou a levantar os fundos necessários para construir o conjunto de satélites. Atualmente o projeto é executado com o apoio da National Science Foundation, assim como pela UC Berkeley, mas o SETI tem o seu orçamento cortado em ambos os níveis federal e estadual.

O fim – ou melhor, a hibernação – da instalação de telescópios do SETI não significa o fim de todos os projetos do SETI. A organização vai continuar a setiQuest Explorer, um aplicativo que permite que cidadãos cientistas voluntariem alguns de seus processadores para a busca por dados.

Os interessados ​​em olhar outros dados alien também podem dar uma espiada em um conjunto fascinante da Infochimps: dados sobre 60.000 avistamentos de algum objeto estranho UFO. Mas isto não é o mesmo, claro, que escanear o universo para possíveis sinais de formas de vida alienígenas.

Entretanto, o SETI espera que uma outra agência ajude com seus custos operacionais, estimados em cerca de US$ 5 milhões nos próximos dois anos.

Fonte: Read Write Web

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.