Sintomas Psicossomáticos? Você Está Doente

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Observe o perfil a seguir. você se enquadra nesta descrição?

  • Trocas constantes de médico.
  • Queixas exageradas sem justificativa.
  • Listas intermináveis de exames e medicamentos.
  • Dores no corpo.

Lembre-se sempre:

“Quando a tristeza não se verte em lágrimas outras partes do corpo choram”.

Sintomas Psicosomáticos podem representar doença psiquiátricaQuando queixas físicas, como dores no corpo; palpitações; falta de ar; tonturas; formigamentos; cansaço nas pernas; diminuição do desejo sexual não aparecem em nenhum exame. O mesmo são chamados de sintomas psicossomáticos.

Ele representam uma doença. Porém não se desespere, há tratamento para tudo isto.

Como em geral o paciente recusa-se a aceitar que nenhuma disfunção foi descoberta pelos exames e consultas, acaba tendo desavenças com as pessoas próximas e cai no descrédito. Passa a sofrer duplamente. Sofre pela doença e pela incompreensão dos familiares e amigos.

Como resolver o problema? Uma avaliação médica é capaz de fazer o diagnóstico e programar um tratamento adequado. O médico poderá diagnosticar qual doença psiquiátrica que está gerando os sintomas psicossomáticos, e então com o tratamento você melhorará.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

20 Responses

  1. Nahji says:

    Oi gente,
    quero relatar meu drama, quando fico estressada ou deprimida, perco a voz, mas não por 1 dia ou por uma semana, é por 1, 2 meses, já aconteceu 4 vezes, neste momento estou sem voz, tem 35 dias, o médico disse que pode passar, como pode ficar assim p sempre, não sei mais o que fazer. Na verdade somente eu posso me curar, mas não sei como

  2. Paula says:

    Olá
    sou Paula, tenho 18 , sou recem formada em tec. em enfermagem!
    tenho a dois anos pelo meu gastro um diagnostico de refluxo.
    Com a minha otorrino, tenho de rinite e sinusite, e os mesmo foi aparecendo decorrentes de muitas noites de estudo, ficar no quarto sempre lendo, trabalhando, ou ate na internet, trabalho não me alimento direito pq no hospital nao dão muita tregua.
    Agora com mais um, que é a ansiedade, tenho consulta com psiquiatra agora, e tenho que saber , porque começo a tremer, fico nervosa, me ataca refluxo, vou no banheiro defecar varias vezes ao dia, ficou mais constantes depois de um trauma que eu tive, tive uma briga no colegio por motivos da pessoas e serem ainda motivos futeis, que me deixou com magoas, e eu manifesto os problemas exogenos com dores endógenas, e esses dintomas psicossomaticos aumenta a cada vez em que eu me extresso, passo por problemas, ansiedades.
    Faço uso diário de omeprazol , amytril não todos os dias, e alem dos analgésicos e anti inflamatorios decorrentes aos vários sintomas como dors abdominais, de cabeça, entre outros.

    Queria um parecer, pq a primeiro caso, é falta de tempo pra relaxar e se stressa menos, estudar menos.

    obrigada

    • Patricia says:

      Ola Paula,
      Você precisa falar de seus sentimentos com um profissional de psicologia. Cuide-se, busque o autoconhecimento para não sofrer como você esta sofrendo. Descrever os sintomas em blogs não e a melhor maneira. Fale de você para alguém que respeite o que você esta passando. Abraco!

  3. amanda k says:

    rapaz eu to toda lascada eu sinto dor na bunda direto,dor de cabeça ,e entre outros vio vl ae bjs.

  4. ELIETH SANTOS says:

    SOU PROFESSORA E SOFRO MUITO COM TODOS OS SINTOMAS DECORRENTES DO SINDROME DO PANICO.AINDA Q MEDICADA.

  5. roseli de f. oliveir says:

    estou passando mal ,vomitos ,desde novembro,ja perdi 10 kilos,fiz todos os tipos de exames relacionados,mas não deu nada,to tomando calmantes mas tambem não resolveu,sera que é algum sintomas psicossomático?

  6. meliza keli says:

    dr. bom eu ja fiz varios exames de coraçao e nada sinto dores fortes no peito a minha pressao vezes boa oras alta ,ultimamente ando sentindo dores fortes na cabeça tontura falta de ar medo de sair de cs ,medo de morrer as vezes fico pensando que estou com cancer na cabeça de tanata pressao parece ter cem kilos carregando agora ando vendo alguns pontinhos brilhantes nas vistas mais nao é minha pressao me ajude ador parece as vezes que o meu cerebro ta aberto e nao tem lugar especifico para se alojar a dor ..gostaria que o senhor me ajudasse pois me encaminharam pra o psquiatra mais eu nao dei bem com os remedios me ajuda

  7. marcia says:

    olá, meu esposo passou mal dormindo ficou tonto levantou e dai comaçou a suar frio totalmente tonto vomitou foi levado ao hospital, tomou soro, plazil,dramin, dormiu quando levantou estava ótimo nao se lembrava muito bem de tudo que aconteceu sua pressao foi a 9 por 6. ele ja faz tratamento com psiquiatra e psicologo toma clonazepan, paroxetina, e apresentou este quadro a quatro anos atras por diversas vezes o que faço estes sao sintomas psicossomaticos? uma vez que ele fez da primeira vez uma bateria de exames e o neuro disse que o problema dele é emocional.

  8. josemara says:

    olá, meu esposo a seis anos apresentou um quadro muito estranho. Teve sintomas parecidos com labirintite muita tontura sensação que ia cair o tempo todo, dai ja foi vomitando sem parar, suor frio o tempo todo, pressão 6 por 4. Internou passou a noite no hospital, tomou soro com plazil e dramin. No outro dia estava bom ia pra casa e não se lembrava muito bem do acontecido. Passou por pisiquiatra, pisicologo e melhorou muito so que tomando rivotril todo dia, dorflex em excesso, e só agora em abril de 2011 ele teve tudo de novo. A tonteira veio com ele dormindo sem mais nem menos. Fizemos todo tipo de exames e nao deu em nada. o que faço? o neurologista disse que o problema dele é emocional.Aguardo.

  9. ana priscila says:

    Olá

    Também sofro deste mesmo mal, faço exames e nd consta. Já perdi as contas de quantos médicos já fui só este ano.
    Faco tratamento psiquiatrico e psicologico, tive uma melhora de 100% nos primeiros 6 meses, apos relaxei um pouco e estou sofrendo novamente, agora com muitas dores abdominais lado direito. Porém é bem mais facil similar uma dor do que falar o porque que realmente estamos sofrendo

  10. Andréa. says:

    Olá amigos psicossomáticos.
    Sofri muito com vários sintomas, não vou dizer que ainda não tenho, porém minha vida mudou significativamente nos últimos um ano e meio que venho fazendo análise com uma psicanalista humanista. É importante porque trazendo a consciencia o que esta no nosso subconsciente nos faz compreender e ver a realidade como ela é, sair da fantasia, mudar velhos hábitos e costumes, mudar de paradigma. O que realmente tem valor, cuidar de si. Observar-se e conversar com o sintoma. Assim como a doença está dentro do ser o remédio também alí está.
    Um grande abraço.

  11. Cláudinha says:

    DR Jason há 8 meses atras tenho dores no corpo, muita confusão mental,dores no peito,deixei de estuda por causa do medo de sair, de ir pra rua, penso q eu naum posso sair pq alguma coisa vai acontecer comigo…
    eu gostaria que o senhor me informace, me desse uma orientação

  12. Priscila says:

    Boa Tarde!
    Analizando este assunto, me enquadrei no perfil informado. Pois entrei em uma rotina de levantar cedo ir para o serviço, ir para casa e dormir. Estou sempre cansada, muita dor de cabeça, tudo esta me irritando, as coisas e as pessoas me irritam, tenho vontade de largar tudo e sair correndo, muitas vezes nunca estou satisfeita com nada, as condições de trabalho hoje estão me stressando,eu era uma fumante razoavel, hoje sou excessiva… nada esta me agradando mais, tento fazer coisas novas, mas quando percebo que tenho que voltar a rotina, ja me irrito. toda noite tenho que tomar um relaxante muscular e um calmante, sempre me sai alguns abcessos nos labios, meu estomago começa a doer. Não sei se é Psicossomáticos, ou algo pior… Para mim esta sendo uma novidade, pois nunca tive conhecimento de algo parecido, gostaria de alguma orientação! Obrigado!!!!

  13. ALEXANDRA CAVALCANTE says:

    ESTOU PRECISANDO DE AJUDA.TENHO MUITA FALTA DE AR, PONTADAS NA CABEÇA, FRAQUEZA DO LADO ESQUEDO, JÁ FIZ MUITOS EXAMES.DIZEM QUE TENHO ANSIEDADE GENERALIZADA.oS SINTOMAS MUDAM.APRESENTO ESSE QUADRO A 18 ANOS.SINTO MUITA TRISTEZA, POIS AINDA NÃO VEJO SOLUÇÃO.TOMO RIVOTRIL, SOMALIUN; O ANTIDEPRESSIVO NÃO TENHO TOMADO, POIS ME DEIXA PIOR.GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA.MUITO OBRIGADA.

    • Jack says:

      Alexandra,

      Você deve procurar assistência médica. Procure um médico e relate seu sintomas. Apenas um profissional poderá lhe ajudar.

  14. josé says:

    estou enfrentando uma situação muito dificil. Apos eu ter tomado um energético (pó de guaraná)em uma dosagem muito alta ,eu baixei no hospital muito mal, e com dois dias eu tive uma arritmia cardiaca, e depois disto já estão com três meses que eu não fiquei bom .eu ja fiz exames e não tenho nada,mais sinto falta de ar, casaço nas pernas palpitações no peito ,um pouco de tontura,e tabém um pouco de exaustão física, se puder me ajudar eu agradeçeria muito !

  15. Roberto Mano says:

    Prezado Dr,

    Tenho enfrentado uma situação muito difícil com meu filho já há tres meses.
    Na verdade ele sente fortess dores nas costas(região sacra), atualmente há alguns dias palpitações, dores no peito, sensação de desmaio, e somente quer ficar em casa.
    Todos os exames médicos foram feitos, e o Hospital o liberou após internaçáo de tres dias, com diagnóstico: Dores por psicossomatico(Psicológico).
    Não sei mais como proceder, ele sempre está deitado com fortes dores e dificuldade de locomoção.
    Estou tentando psicologos mas o convênio não ajuda .
    Gostaria de saber como proceder nestes casos, pois ele já passou com psiquiatras que receitaram remédios para ansiedade.
    Aguardo seu breve retrono e desde já agradeço.

    Roberto.

  16. filomena says:

    Acho muito interessante este tema.EU problema julgo que esta dentro deste padrão,sito-me muito cansada com muitas dores no corpo muita confusão mental,não consigo sair de casa muito inchada já não sei o que fazer.Se me poderem ajudar,agradeço.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.