Projeto Sorriso

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Projeto Sorriso

Para iniciar o ConteAqui com chave de ouro, encontrei um tema interessante para ilustar este post.

Acredito que muitos de vocês já viram ou ouviram falar do filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, aquele médico americano que revolucionou o tratamento dos seus pacientes, se vestindo de palhaço e trazendo muita alegria, conforto, amor e sorrisos aos seus pacientes que estavam internados no hospital onde trabalhava e depois criou uma clínica para empregar o seu método.

Bem, depois de Patch Adams, muitos países adotaram essa idéia e usam esse “tratamento alternativo” nos seus hospitais. Os Estados Unidos com o Clown Care Unit ; a França com a Le Rire Médecin; a Alemanha com o Klown Doktoren e; o Brasil com o Doutores da Alegria. Com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife o Doutores da Alegria já visitou e visita cerca de 20 hospitais e já beneficiou milhares de pessoas. Formado por uma equipe de atores, eles percorrem os corredores frios dos hospitais, enchendo-os de calor, humor e amor.

E foram esses programas, que aproximam pessoas, que inspiraram acadêmicos de Medicina da cidade de Blumenau, em Santa Catarina (cidade onde o blogger aqui reside há quase 20 anos) a darem início em 2006 a um projeto semelhante, que leva sorrisos aos pacientes em hospitais da região. Esse projeto chama-se Projeto Sorriso.

O Projeto Sorriso é uma organização social sem fins lucrativos, idealizado e coordenado pelo acadêmico Marcelo Zalli, de 23 anos, que cursa o 4º semestre de Medicina da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ele e seus colegas, juntamente com o incentivo da Universidade, fazem do projeto um grande sucesso, já sendo cogitado por diversos hospitais, inclusive de cidades vizinhas, para cumprir com o objetivo primordial do projeto: fazer uma medicina mais humana.

Todos os sábados, a equipe do Projeto Sorriso visita pessoas de todas as idades nos leitos dos hospitais, espalhando o sorriso e a alegria por todos os lugares que passam. Semestralmente, ainda o projeto apresenta atividades sociais em diversos lugares como: creches, asilos, orfanatos.

Nos hospitais o bom humor contagia a todos. Os organizadores sabem da importância da alegria e do sorriso na recuperação do paciente e por isso resolveram aplicá-la no ambiente hospitalar. Nas palavras da equipe: “Um segundo de alegria para o paciente será uma imensa felicidade para nós!”.

O projeto está tomando tamanha repercussão que já foi alvo de reportagem para a rede de televisão da Universidade Regional de Blumenau (FURB), que tem abrangência em Blumenau e diversas cidades da região; e de uma reportagem na Rádio Cultura da cidade de Timbó, de onde vieram inúmeras solicitações de pessoas e hospitais para participarem e apoiarem o Projeto Sorriso. Segundo o depoimento de Igor Cunha Rocha, outro organizador, o próprio jornalista da rádio se emocionou com a iniciativa quando teve sua mãe internada em um hospital de Blumenau e pode constatar na emoção dos pacientes e funcionários do hospital o grande bem que esses jovens estão prestando a sua comunidade.

Com toda essa onda de violência que nosso país, e o mundo, enfrentam anualmente, projetos assim merecem ser divulgados e incentivados. Parabéns aos organizadores do Projeto Sorriso pela construção da cidadania e bem-estar social! Que vocês levem muitos sorrisos para as todas as pessoas! Vida longa ao Projeto Sorriso!

Se você deseja também incentivar o trabalho desses alunos de bom coração, acesse o site do Projeto Sorriso.

Entre em contato, veja as entrevistas dos pacientes, funcionários e organizadores. Ajude a divulgar essa iniciativa!

Se você é de Blumenau, acompanhe o trabalho desses alunos. Para os mais interessados, vale avisar que os oganizadores darão uma palestra na FURB no próximo dia 21 de março, quarta-feira. Mais informações no site! Confira!

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

5 Responses

  1. izaac daniel says:

    tenho os dentes estragados e gostaria de participar.por favor liguem para mim pra mim da imformacao 88549438 espero a sua ligacao meu nome e izaac.

  2. solange livino alves says:

    nossa!!!adorei o projeto de vcss..
    quando li esse projeto aprendi muito para poder transmitir a minha turma de pedagogia de floripa…
    cheguei a este site através de uma pesquisa sobre projetos…
    parabéns pelo o carinho q vcs tem pelas nossas crianças do mundo!!

  3. Maysa says:

    O filme eh lindo, emociona.

    Com certeza a alegria faz as pessoas viverem mais. E melhor!

    Abracos

    Maysa
    http://www.maysadecastro.com.br/blog

  4. HOSPITAL DAS CLINICAS DA USP says:

    ESTE PROJETO É DE NOSSO CONHECIMENTO E QUEREMOS DAR O MAIOR APOIO A ESTES ESTUDANTES, POIS O AMOR E DEDICAÇÃO SÃO INGREDIENTES PARA UM BOM PROFISSIONAL. PARABÉNS!

  5. Legal, muito bacana

    obrigado pela ajuda deste site, que alías é sensacional !!!!

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.