Preserve a Bateria de seu Celular e seu Notebook

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Aparelhos como celulares, smartphones, notebooks, GPS, iPad, iPhone, etc; utilizam baterias como uma das fontes para sua alimentação. O problema é que e muitos usam estes aparelhos sem se preocuparem, ou sem saber como prolongar a vida útil destas baterias.

Tipos de bateria

 

Dependendo da forma como utilizamos estes aparelhos, podemos comprometer o tempo de vida e a autonomia delas.

Existem vários tipos de bateria. As mais antigas são as baterias de Níquel-Cádmio, que estão praticamente fora de uso, pois sofriam do problema do “Efeito Memória” que começava a aparecer caso ela não fosse descarregada/carregada corretamente. As mais recentes e comuns atualmente são as baterias de Lítio Polímero e Íon Lítio.

Todos estes tipos de baterias podem ser recarregadas centenas de vezes. Mas com o tempo, a capacidade delas de receber carga, começa a diminuir. O constante processo de carga e descarga acaba provocando um desgaste natural da bateria, fazendo com que, pouco a pouco, ela vá perdendo a sua capacidade de absorver carga e consequentemente, reduz sua autonomia. De uma forma simples, podemos dizer que, a cada processo de carga, aos poucos vamos matando a bateria. Quanto maior o espaço de tempo entre uma recarga e outra, mais irá demorar para ela ficar inutilizada.

A seguir, algumas dicas para prolongarmos este tempo de vida de uma bateria:

No primeiro caso, temos os aparelhos que podem ficar conectados a uma fonte de alimentação enquanto estiverem em uso. Neste caso podemos citar exemplos como o Notebook e o GPS. Se no momento em que estiver utilizando um destes aparelhos, houver a possibilidade de conectá-lo a uma fonte de alimentação, prefira esta opção, pois desta forma você estará dando uma folga e preservando a bateria deste aparelho. Quando você o conecta a uma fonte de alimentação, ele passa a utilizar esta fonte para entra em operação e deixa a bateria quieta no canto dela. Se a bateria estiver sem carga, ela será carregada e depois não será mais solicitada. Deixe para utilizar a bateria somente quando não houver fonte de alimentação disponível.

Agora entramos no caso dos aparelhos que estão constantemente conosco, e que são utilizados inclusive no meio da rua, como celulares e smartphones. Neste caso, não tem jeito, o uso da bateria é praticamente constante. Mas existem formas de economizarmos energia, diminuindo o consumo e aumentando a autonomia da bateria.

Normalmente os manuais destes aparelhos possuem um capítulo dedicado exclusivamente este assunto, mas não custa darmos uma passada sobre alguns pontos:

  • Bluetooth: É um dos grandes vilões, quando o assunto é consumo de carga de bateria. Somente habilite quando for utilizar, desabilitando logo após o uso. Quando habilitado, ele fica constantemente procurando por sinal de outros aparelhos para se conectar. Isto provoca um consumo elevado da carga da bateria.
  • Luz do Display: O tempo de luz do display pode ser ajustado. Defina o menor tempo possível que a luz ficará acesa após o uso. Em alguns aparelhos é possível também regular a intensidade da luz.
  • Luz do Teclado: Alguns aparelhos possuem um recurso, que desativa a luz do teclado durante o dia e ativa durante a noite. Durante o dia você não precisa da luz para visualizar as teclas. Configure para que a luz fique desativada entre 07:00 hs e 18:00 hs.
  • Função Vibrar: Se no seu cotidiano, você normalmente está em um ambiente com pouco barulho, reduza o volume da campainha e desative a função de vibração, que também consome bastante bateria.
  • Jogos: Evite o uso de jogos. Eles também são responsáveis por um grande consumo de bateria.
  • Wi-Fi e GPS: Opções normalmente encontradas em Smartphones. Se não estiver utilizando estas opções, mantenha-as desativadas. Com estes itens, acontece o mesmo que com o Bluetooth. A constante troca de sinais consome muita bateria.
  • Rede 3G: Somente utilize a opção de Rede 3G ou Rede Dupla, se for transmitir ou receber um volume grande de dados. Caso contrário, prefira a opção GSM. Mesmo com esta opção é possível fazer conexão com a Internet.
  • Locais com Sinal Fraco: Se estiver em viagem, ou em locais onde o sinal está fraco, e não precisa utilizar seu aparelho, o melhor é deixá-lo desligado.

Estas dicas para que você possa economizar a carga da bateria de seu aparelho, e conseguentemente, aumentar a vida útil dela, não servem apenas para que você evite ter que gastar dinheiro comprando uma bateria nova em um curto espaço de tempo. Existe também um problema ainda mais sério. Estou falando da questão ambiental relacionada ao descarte destes materiais. Estas baterias NÃO PODEM ser descartadas em lixo comum, pois em seu interior existem produtos químicos, como cádmio, chumbo ou mercúrio, que contaminam o meio ambiente e provocam danos nossa saúde.

De acordo com a resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os fabricantes, importadores, redes autorizadas de assistência técnica e os comerciantes de baterias são obrigados a coletar, transportar e armazenar estes componentes. Os fabricantes e os importadores são os responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada do produto.

Descarte correto de bateria de celulares

Imaginem os milhares de aparelhos existentes no Brasil descartando estas baterias velhas. É um volume muito grande e um problema para os responsáveis pelo destino destes produtos.

A bateria agradece

Se todos nós fizermos a nossa parte, as baterias e o meio ambiente agradecem.

 

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

2 Responses

  1. josiane says:

    eu formatei meu cartao de memoria do meu celular e como que eu vou recuperalo? eu estou louca e nao e a primeira vez que acontese ? Tem como me ajudar ?

    • Everson says:

      Josiane,

      Não creio que seja possível recuperar os dados apagados em um cartão de memória.
      De qualquer forma não é esta a minha especialidade. O ideal seria vc pesquisar em alguns fóruns na Net para ver se encontra ajuda para o teu problema.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.