Musicoterapia Auxilia no Alívio da Fibromialgia

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Pesquisadores espanhóis descobriram um método inovador e não farmacológico para ajudar indivíduos que sofrem de fibromialgia: a musicoterapia.

Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade de Granada mostraram que a terapia musical em associação com a imaginação guiada ou outras técnicas de relaxamento reduzem de forma significativa a dor, aliviam a depressão e a ansiedade e melhoram o sono.

Especialistas acreditam que o uso da musicoterapia e imaginação guiada permite que as pessoas tenham mais controle sobre seu corpo, aumentando assim o bem estar pessoal.

A pesquisa foi realizada com pacientes que sofrem de fibromialgia nas províncias de Granada, Almería e Córdoba, na Espanha. Os participantes do estudo foram avaliados no início do tratamento, quatro semanas após a intervenção, e oito semanas após a intervenção, no final do estudo.

Os pesquisadores utilizaram uma técnica de relaxamento com base em imaginação guiada e musicoterapia para os pacientes.

Os pacientes receberam um CD para ouvir em casa. Em seguida, os pesquisadores mediram uma série de variáveis ​​associadas com os principais sintomas da fibromialgia, incluindo a intensidade da dor, qualidade de vida, o impacto da doença na vida diária do paciente, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, autoeficácia e bem-estar.

Os pacientes também foram capazes de participar no seu próprio tratamento, aprendendo como eles poderiam obter alívio sintomático.

Enquanto o método ajuda os indivíduos a obter alívio, estudos adicionais são necessários para lidar com outras variáveis ​​fisiológicas associadas ao bem-estar, disseram os pesquisadores.

Via: Psych Central

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.