MEI, Microempreendedor Individual
Saiba tudo sobre MEI
MEI, ou Microemprendedor Individual, é quem trabalha por conta própria de forma legaliza como pequeno empresário.
Legalizar seu pequeno negócio e tornar-se um MEI é muito simples. Basta que você fature até R$ 60.000,00 por ano e não seja sócio de qualquer outra empresa.
Você pode até contratar funcionários. Porém o funcionário de um MEI não pode ser contratado por mais que o piso da categoria.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, permite que o trabalhador informal possa trabalhar legalmente sendo um MEI.
Vantagens de ser um MEI
Como MEI você pode fazer seu cadastro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Com o CNPJ em mãos você pode abrir uma conta corrente no banco em nome da sua empresa, pode tomar empréstimos a juros subsidiados para empresas. E o mais importante, com o CNPJ você pode emitir nota fiscal quando prestar um serviço.
Mas porque eu que nunca paguei impostos vou querer ter CNPJ?
Simples, com o CNPJ você pode ser contratado para prestar serviços por outras empresas, e assim ganhar mais.
Lembre-se que hoje em dia a maioria das empresas tem uma contabilidade rigorosa e não pode contratar um serviço sem nota fiscal.
Exemplo prático: você trabalha como jardineiro, cortando a grama dos vizinhos e conhecidos.
Mas não consegue ser contratados para fazer o serviço de jardinagem em uma empresa porque você não pode “dar nota fiscal”.
Se você legalizar seu trabalho, tornando-se um MEI você poderá emitir nota fiscal. Aumentando assim em muito os potenciais clientes.
MEI facilita aposentadoria pelo INSS
Como MEI você pagará você pagará mensalmente um pequeno valor para o INSS. Assim você terá direito a benefícios como aposentadoria, auxílio doença, auxílio maternidade e outros.
Além do que o MEI entra no Simples Nacional e não precisa pagar tributos federais. O MEI fica isento de pagar: Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL.
Dependendo do seu estado ou município pode haver alguma taxa municipal ou estadual. Mas ainda assim vale a pena ser um MEI.
Se você é trabalhador autônomo não deixe de fazer o MEI, é um bom negócio.
Últimos comentários