Juína Expulsa Greenpeace

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Estamos longe de uma solução pacífica para o problema da ocupação das Terras na Amazônia. Vastas áreas ded terra antes pertencentes aos índios foram tomadas por fazendeiros. A posse da Terra em geral é feita de forma ilegal, sendo que os interesses econômicos imediatos aparecem em primeiro lugar.

Segundo o site do Greenpeace em 19 de Agosto um grupo de nove pessoas estava de passagem por Juína e seguia em direção terra indígena Enawene-Nawe. O objetivo da viagem era documentar áreas recém-desmatadas, além de mostrar a convivência de um povo indígena que vive de agricultura e pesca com a floresta e seu papel em preservar a biodiversidade. Naquela tarde de domingo, fazendeiros abordaram integrantes das duas organizações no hotel onde estavam hospedados, querendo saber quem eram e o que estavam fazendo em Juína. A área onde está localizada a terra indígena está em disputa entre os Enawene Nawe e os fazendeiros e expressa o conflito da expansão agrícola sobre áreas protegidas e territórios de povos indígenas.

Os índios reivindicam a reintegração de parte do território tradicional que teria ficado de fora da demarcação e que contém uma área de pesca cerimonial, fundamental nos rituais sagrados dos Enawene. Os fazendeiros, por sua vez, alegam que a terra é deles e estão dispostos a lutar para mantê-las. Os fazendeiros se mostraram muito irritados quando souberam que jornalistas integravam o grupo que estava no hotel.

Nas horas seguintes o grupo foi pressionado de tal foma que não pode realizar o encontro com os índios, além do que tiveram de abandonar a cidade sob ameaças explícitas contra a integridade física dos mesmos.

Os fazendeiros, com a intenção de defender seus interesses agiram sem respeito s leis. Vergonha para o Brasil, pois a história hoje corre o mundo.

Veja as imagens da expulsão do grupo.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.