Horário de Verão no Brasil

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Horário de Verão, saiba o que é e como começou.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) o Horário de Verão consiste no adiantamento artificial dos ponteiros do relógio em uma hora, de forma a criar uma defasagem em relação ao horário legal.

O horário de verão permite um melhor aproveitamento da luz natural já que em grande parte do território nacional, na primavera e no verão, os dias são mais longos que as noites. O amanhecer acontece mais cedo e o entardecer mais tarde.

Horário de verão, aproveite bem o dia.

O adiantamento dos ponteiros do relógio em uma hora representa iniciar as atividades diurnas mais cedo. Altera os hábitos da população, serve inclusive de estímulo prática de atividade física no final do dia.

Atrasa o início do consumo de luz elétrica pela maioria da população. Como “escure” mais tarde, as luzes e eletrodomésticos são ligados mais tarde nas casas. Além do que a indústria e comércio trabalha uma maior parte do tempo utlizando-se de luz natural, gerando assim ainda mais economia e protegendo a natureza.

Horário de verão acontece desde o século passado

O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931.

Apesar de inicialmente ter-se inserido na cultura brasileira a ideia de que o setor elétrico é o único beneficiado com a medida, de alguns anos para cá tem-se reconhecido benefícios para a população como um todo, seja pela obtenção de maiores espaços diários para o lazer, seja nas atividades ligadas diretamente ao comércio e indústria, com destaque para o turismo, nas questões ecológicas e na preservação do meio ambiente, quando se tiram vantagens pelo maior aproveitamento da luz solar.

Por que o horário de verão começa no Domingo?

A escolha dos domingos para início e término do Horário de Verão é uma forma de proporcionar melhores facilidades de adaptação ao novo horário, bem como o próprio conhecimento de que a medida entrou em vigor.

Mesmo os mais céticos e que sempre são contra tudo tem de concordar que é ótimo sair do trabalho no final dia e ainda encontrar luz solar do lado de fora do escritório.

E você, o que acha do horário de verão?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.