Gordura trans não perdoa, mata

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

gordura transUm estudo publicado pelo New England Journal of Medicine mostra que a ingestão diária de 5 g de gordura trans aumenta em 25% o risco de doenças cardíacas. E como todos sabem, as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte.

Enquanto não é descoberta a fonte da juventude, as pessoas tem procurado meios de envelhecer com mais saúde. Uma das formas de viver mais tempo, e com uma melhor qualidade de vida, é diminuir a chance de desenvolver doenças ligadas aterosclerose (Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral-Derrame Cerebral, e outras).

Diversos fatores podem levar aterosclerose. Alguns dos fatores não dependem da vontade do indivíduo, como por exemplo a idade e a herança genética. Porém outros fatores de risco podem ser evitados, como por exemplo a ingesta excessiva de gorduras ou colesterol.

Alguns tipos de gorduras são mais nocivas que as outras, portanto uma breve explicação sobre os tipos de gordura:

Gorduras saturadas e insaturadas

Uma forma de identificá-las nos alimentos é observar a sua consistência em temperatura ambiente. As gorduras saturadas, geralmente de origem animal, apresentam-se no estado sólido, enquanto as insaturadas, de origem vegetal, encontram-se na forma líquida – exceto as gorduras trans. As gorduras saturadas e as gorduras trans são prejudiciais.

Gorduras trans
São formas específicas de gorduras insaturadas existentes, em pequenas quantidades, naturalmente nos seres vivos, mas que também podem ser obtidas quando óleos vegetais sob a forma líquida são convertidos em gorduras sob a forma sólida. Esse processo chamado hidrogenação,faz com que as gorduras insaturadas passem a agir no organismo como as gorduras saturadas.

O produto conhecido como gordura vegetal hidrogenada é obtido pela hidrogenação de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas. A gordura vegetal hidrogenada (gordura trans produzida na indústria) é muito utilizado no preparo de alimentos industrializados pois ela aumenta a vida útil e a estabilidade das gorduras, além de conferir melhor sabor aos alimentos.

Colesterol
O colesterol é um tipo de gordura existente em alimentos de origem animal. Ele é necessário para o organismo, pois participa da produção dos hormônios sexuais masculinos e femininos, da membrana celular, do ácido biliar, da síntese da vitamina D. Mas em excesso o colesterol deposita-se nas paredes das artérias levando a aterosclerose.

A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados – como sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, entre outros; bem como as gorduras hidrogenadas e margarinas, e os alimentos preparados com estes ingredientes.

Evite a ingesta excessiva de colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans. Verifique a quantidade de destes nas embalagens dos alimentos, sendo assim possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência queles que contenham menor teor dessas gorduras, ou que não as contenham.

Procure saber o seu nível de colesterol total, de LDL-colesterol (lipoproteína de baixa densidade)-“colesterol ruim”, e do HDL-colesterol (lipoproteína de alta densidade)-“colesterol bom”. Discuta os resultados encontrados com seu médico, seu coração agradece!

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

4 Responses

  1. and says:

    Pô tudo que se compra tem a tal da gordura vegetal, até o biscoito cream cracker, o famoso biscoito maizena da piraquê. Até o pão plusvita tem. Tá difícil. Deveriam divulgar mais sobre os males que essa gordura faz. É entupimento certo das artérias.

  2. LFernando says:

    Enquanto eu lia eu estava comendo salgadinho e olhei na tabela de informação nutricional do salgadinho que contem 1 g de godura trans, ah mais não como sempre.. muito raramente acho que não faz mal.

  3. Paulo says:

    Isso é um veneno para a saúde…
    Mas é impossível resistir a uma porção de fritas, rss.

  4. Renato says:

    Gordura trans…
    que medo dessas coisas de problemas cardíacos
    mas está cada vez mais difícil comer coisas saudáveis, não é mesmo ?!

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.