Crianças e Celulares: Seguro ou Prejudicial?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Vantagens dos celulares

O celular tem muitos usos. É fácil fazer uma chamada e entrar em contato com pessoas que são próximas a você. Ele permite que você faça verificações periódicas dos seus filhos enquanto você está no shopping, no trabalho, viajando ou se eles estão com seus amigos. O acompanhamento das crianças apenas se torna mais fácil, desde que eles não desliguem os seus celulares. Os celulares nas mãos das crianças permitem aos pais que trabalham verificar a segurança dos seus pupilos depois da escola.

Muitos pais acham que fornecer um celular ao seu filho o torna mais responsável.​​ Ele seria mais cuidadoso com ele por medo de perdê-lo, o que poderia resultar na não substituição por outro aparelho. Celulares são uma benção em situações de emergência, onde uma criança pode estar em uma situação delicada como um acidente ou presa em algum lugar.

Desvantagens dos celulares

Enquanto alguns pais acham que filhos com celulares os tornam mais responsáveis​​, há outra parte que acredita que dar celular a um filho o torna irresponsável​​. Estes pais pensam que as crianças tendem a abusar da confiança dos pais ao passarem horas a fio conversando com amigos ou nunca enviando mensagens.

Em vez de se concentrar nos estudos, eles batem papo com amigos, ouvem música ou até mesmo navegam pela internet através de seus telefones. Eles perdem o interesse nos estudos e se tornam uma grande distração para os outros alunos em sala de aula. Os celulares podem causar sérios problemas de saúde s crianças. Há relatos ainda de crianças que tentaram colar nos exames usando seus celulares.

Os professores das escolas queixam-se do aumento da indisciplina dos alunos quando eles possuem celulares. Algumas crianças mandam mensagens e fotos para os amigos durante a aula, prestando pouca atenção ao que está sendo ensinado enquanto eles estão ocupados com seus celulares. Os celulares se tornaram um símbolo de status entre as crianças. Com versões novas e mais modernas surgindo no mercado, muitas vezes, é privilégio dos filhos dos mais ricos se apossarem destes aparelhos novos antes ao serem mimados pelos pais sempre ocupados que atendem a todas as suas demandas, sem qualquer dúvida. As crianças são submetidas a uma vida de mudanças indesejáveis ​​e seus celulares tornam-se uma obsessão.

Problemas de saúde e os celulares

Os perigos para a saúde que os celulares representam são pesados. Crianças com idade inferior a dezesseis anos têm um cérebro muito sensível e um celular pode conduzir exposição radiação e danos ao cérebro. Muitos especialistas alertam que o câncer em crianças é relacionada com a utilização de celulares. Entretanto o estudo mais recente realizado por Sir William Stewart diz que nenhuma prova concreta foi estabelecida em relação aos riscos saúde de crianças através do uso de celular, mas ele menciona, em seu estudo, que medidas de precaução devem ser tomadas.

Ele defende veementemente a teoria de que nenhuma criança com idade inferior a oito deve ser autorizada a manipular o celular. O estudo de Stewart ainda está sendo muito debatido por muitos dos que opinam que o uso de celulares por crianças é perigoso para o seu bem estar. O Instituto Karolinska da Suécia, que conduziu um estudo em 750 usuários de celulares, descobriu que pessoas que vêm usando seus celulares por mais de dez anos tinham quatro vezes mais chances de contrair tumores no ouvido. Outro estudo holandês advertiu que o uso de celulares pode levar a danos ao DNA, devido radiação.

Os pais, sabendo muito bem o impacto que os telefones celulares terão sobre seus filhos, ainda assim os compram. Se os pais alegam que só através do uso de celular é que as crianças podem ser ensinadas a serem responsáveis, então eles estão errados. A responsabilidade não é ensinada através dos celulares; é algo que tem de ser ensinada através da maneira de se comportar dos pais. Fornecer celulares nas mãos das crianças é mais prejudicial do que vantajosa. Basta voltar alguns anos, quando você era criança; você não cresçeu responsável sem eles? Os pais têm de pensar bem antes de decidir presentear seus filhos com celulares.

Fonte: Life Mojo

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

2 Responses

  1. jhonembergsilva says:

    muito legal gostei

  2. Luciana says:

    Achei muito instrutivo e serve de alerta aos pais e filhos

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.