Como Corrigir Invalid Sim no iPhone 4

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Como corrigir “SIM Inválido” ou “Nenhum Cartão SIM Instalado” no iPhone

Uso o iPhone 4 já faz muito tempo, sem qualquer tipo de problema. Porém do nada, de repente o mesmo passou a apresentar a mensagem “No SIM card installed” ou “Invalid SIM” – que em Português seria “SIM Inválido” ou “Nenhum Cartão SIM Instalado”.

Uso o Vivo Chip. Mesmo com eventuais limitações da Vivo, ainda assim ainda considero a Vivo a melhor operadora de telefonia móvel – já testei Tim, Claro, Oi e ao menos para a minha cidade/região o melhor é a Vivo mesmo. Tanto para ligações como para qualidade/velocidade conexão internet 3G.

Observe que o iPhone em questão é desbloqueado de fábrica e não tem jailbreak.

invalid sim

Como o único defeito era o Micro Chip que não era reconhecido, logo imaginei que o problema fosse do SIM Card, ou seja do micro sim card, que é o padrão usado no iPhone 4. Tentei diversos procedimentos, para após encontrar uma solução.

Desta forma compartilho aqui as tentativas e como consegui resolver o problema do Chip que não funcionava.

    • Reiniciar o iPhone 4

Procedimento “padrão” para qualquer aparelho com problemas. Desligar e ligar novamente o iPhone não fez com que o chip voltasse a ser reconhecido. Não funcionou.

    • Modo avião

Vi relatos na internet que colocar o iPhone 4 no modo avião e depois retirar do modo avião poderia fazer o micro sim voltasse a ser reconhecido. Não funcionou.

    • Retirar e recolocar o chip

Retirei e coloquei novamente o Sim Card e as mesmas mensagens apareciam – SIM Error e Invalid SIM – SIM Inválido ou Nenhum Cartão SIM Instalado. Não funcionou.

    • Sincronizar ou restaurar o Iphone

Sincronizei o iPhone e mesmo assim a chip continuou sem ser reconhecido. Não funcionou. Nem tentei restaurar o iPhone pois achei uma medida muito radical – e vi relatos na internet que restaurar o iPhone 4 não faz o chip voltar a ser reconhecido.

Como nenhum dos procedimentos acima resolveram o problema. Eu precisava ter certeza que o problema estava mesmo no chip e não no iPhone. Para tanto coloquei o chip que potencialmente estava com problemas, em outro iPhone e também no segundo iPhone o chip não foi reconhecido.

Para selar o diagnóstico coloquei um Chip de outra operadara (TIM) no primeiro iPhone e o mesmo foi reconhecido sem problemas. Ficou mesmo confirmado – o problema era que misteriosamente o Micro Sim “estragou”.

Liguei para a VIVO e fui orientado que a única forma de resolver o problema seria habilitar minha linha em outro Micro Sim. Como eu tinha em casa um outro chip “virgem” da VIVO, pelo telefone mesmo o atendente habilitou este chip novo e então meu telefone voltou a funcionar.

Fico ainda sem saber o que causou o “dano” no chip. O atendende disse que pode ter acontecido por algum contato do aparelho com “alguma interferência elétrica” com por exemplo proximidade do iPhone com computador. Achei a explicação meio fraca, pois quem é que vai manter sempre o iPhone 4 longe do computador?

Alguém ai tem idéia do que pode ter danificado o Micro Sim Card?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

31 Responses

  1. Viroto Eje says:

    Fiz, tudo que aqui descreveram, até resolvi restaurar o iphone 4s, via itunes, demorou mais de uma hora, dás 16:30 hs até agora, em 17:50 hs tá agora atualizando, se tem que entrar com o login e password do icloud, gerando backu up, via icloud, vamos ver, deu uma raspada e limpada geral, parece que vai resolver, saberei disto daqui uma semana, se não voltar a aparecer “Sim inválido”, espero fui na loja Tim, não souberam informar, acharam que era defeito do iphone, como sempre, eles sempre jogam a culpa no equipamento, não aceitam dizer que seja a operadora, quando eu enviava messenger, dizia que “falhou”, tenho imagens disto tudo, e tenho protocolos a dar com pau na Anatel, desde 2006, eles nunca aceitam que a operadora é ruim, dizem sempre que as operadoras são perfeitas, nunca falham, nunca erram, ou seja são perfeitas no Brasil, sempre jogam a culpa no equipamento, mas nunca souberam me orientar em como configurar o aparelho, não sabe, com raras exceções algum atendente sabia, com raras exceções. vamos ver o que vai dar esta bananeira toda. kkkkk

  2. Randolfo Santos says:

    Melhor fazer busca por operadora novamente.

    ajustes > geral > redefinir > redefinir ajustes de rede

  3. Isabella Menezes says:

    Pessoal, tenho um iphone 4 que comprei em uma loja Oj em 2012. Semana passada pedi portabilidade para a TIM e desde então ele parou de ler todos os chips de todas as operadoras. Fui n Oi, na TIM, na Apple e ninguem soube responder o que fazer. Enfim, após ler vários posts, finalmente resolvi o problema. Restaurei o iphone, com o chip da TIM dentro o tempo todo e quando finalizou ele leu normalmente e já esta funcionando!

  4. Washington says:

    Amigos, segui varios procedimentos tambem e nada dava certo.
    Tirei i chip, botei o chip, liguei, desliguei, plantei bananeira e nada.
    Achei aqui a dica do Rodrigues que foi pá e queda funcionou legal.
    Botei o chip, sincronizei, liguei e desliguei o cabo.
    O iTunes pediu para ativar o Iphone e ficou show.

    Segue abaixo:

    RODRIGUES October 16, 2014 at 2:37 pm
    Galera,
    Comprei um Micro chip da VIVO e reconhenceu mas estava sem SINAL.
    Então coloquei o chip e sicronizei com o ITUNES e solicitou que eu ativasse o chip e ai deu tudo certo e está funcionando

  5. Junior says:

    Bom dia ,menus amigos des de segunda feira tenho procura uma soluçao para meu iPhone , que estava aparecendo sim card invalido .procurei no you tube e niguem tinha uma solucao .mais gracas a Deus e este rapaz que postou este poblema igual ao meu . Que meu telefone voltou a funcionar .obrigado

  6. RODRIGUES says:

    Galera,
    Comprei um Micro chip da VIVO e reconhenceu mas estava sem SINAL.
    Então coloquei o chip e sicronizei com o ITUNES e solicitou que eu ativasse o chip e ai deu tudo certo e está funcionando 😀

  7. Fabrício says:

    Meu Iphone estava com o mesmo problema, fiz o mesmo que o Wedney:

    – Atualizei o software;
    – Baixei o Itunes no pc e sincronizei com o Itunes, pediu a ativação e pronto!

    Pense numa luta pra achar essa resposta, mas deu tudo certo :DDD

  8. Wedney says:

    Meu Iphone 4 não reconheceu meu chip após portar meu numero da vivo para a Tim, pensei q era defeito no corte do sim, então resgatei para um micro sim, e nada! A mensagem era: falha do sim! Eu reiniciei, retirei o chip, desliguei e liquiguei de novo, com chip, sem chip, enfim, tentei de tudo! Então fazer um backup para meu notebook, para então apagar tudo e mandar pra assistência…. Só que ao tentar sincronizar, apareceu a seguinte mensagem: ativação requerida! Então ativei o celular rapidinho… E voltou funcionando perfeitamente!! 😉

  9. Mauricio says:

    Eu redefini as configurações de rede ontem e até agora esta funcionando normalmente.

  10. Maxmal says:

    Tarde galerinha des do meu ultimo poste 31/05/12, meu iphone naum me deu mais trabalho!, mas ontem 15/12/12 fui a Aparecido do Norte e adivinha? sumiu outra vez o sinal da claro, e a msg Nenhum Cartão SIM Instalado, isso concerteza é um ploblema de hardware ou uma forma de fazer vc atualizar o iphone 4.

  11. Roberto says:

    Turma, estou com 2 Iphones e com o mesmo problema porem de outra forma. Troquei um chip da Vivo pela Claro, com portabilidade. Instalei no Iphone após o periodo solicitado pela Claro e ele busca constante ativação. Fiz o teste no outro Iphone, que é da Claro, e o aparelho funcionou 100% com o mesmo numero e o novo chip da nova operadora. Conclui que o iphone comprado na vivo so fala com chip da vivo. Alguem sabe resolver?

  12. Tiago says:

    Tenho um iPhone 4s e depois de quase 9 meses de uso apresentou esse problema.
    Vi o post e vou trocar o micro SIM.

  13. Fernando says:

    Meu Iphone 4 começou a apresentar o mesmo problema, fiz de tudo e até agora nada foi resolvido… Vou tentar trocar o chip dela na loja da Claro… Até restaurei ele e nada !!

    • danilo says:

      ola, tmb estou com este problema, ja restaurei, troquei chip, nao sei mais o que fazer, tendo solução divulguem, e me avise. grato

  14. Márcia says:

    Pelo o que lei no post dos colegas, o problema é o Iphone4. Comprei o meu faz dois meses, depois de duas semanas perdeu o sinal e envio a mensagem SIM INVÁLIDO. Fui na operadora, troquei o chip. Em menos de 24 horas, estava novamente sem sinal. Troquei o chip novamente e, no dia seguinte: SIM INVÁLIDO. Cinco dias depois, do nada, voltou a funcionar. Agora funciona dia sim, dia não. Qual a solução? Trocar o celular? Alguém tem a resposta?

    • Jack says:

      Márcia.

      Acredito que você deve levar seu iPhone numa assistência técnica. Assim você saberá se o iPhone esta com defeito ou não.

      A garantia do iPhone é mundial. Não importa ande ele foi comprado, se fores até uma assistência autorizada ele será testado e consertado de graça. Ss ainda estiver na garantia, é claro.

      Avise-nos como você resolveu o problema.

    • Jorge Bento Cutti says:

      Eu tenho exatamente o problema de ora sim ora não funciona, da claro funcina direto, logo o problema não esta nos Iphones!

  15. Maxmal says:

    Tarde galera! Bom estou com o mesmo problema, tenho meu Iphone 4 a mais de 1 ano e nunca tive esse problema; pois sempre usei internet wifii de casa e nunca da operadora claro e ele nunca caiu ou coisa paracida. Mais a 2 dias atras começou esse erro de (SIM CARD Invalido) oO como assim do nada? Naum foi logo apos que eu resolvi usar a internet 3G por curiosidade. E testei fazer o Processo do nosso amigo HP, e até o momento esta funcionando já a 2 dias; e tbm suspeito da Apple esse erro para forçar uma atualizacao sendo k meu IOS éo 5.1 jairbreak, sendo k acima desse atualizacao n tem jairbreak confirmado.

  16. Camilo Prado says:

    Pessoal, Sou Gerente de TI de uma Empresa do Sul, temos em torno de 30 IPhone4 e 4S na linha Gerencial.
    Cerca de 50% desses aparelhos estão apresentando este mesmo problema (No Simcard). Usamos a Operadora VIVO. Será que todos os chips sofreram este acaso do destino???

  17. PH says:

    SÓ PRA CONSTAR!!!
    MEU CHIP É VIVO, E ADQUIRI O APARELHO DIRETO DA OPERADORA!

  18. PH says:

    Meu iPhone nunca avia tido esse problema, ele é um 4S 16GB, e comprei ele faz um mês mais ou menos, já tinha ouvido falar um pouco sobre esse problema, mas nunca avia acontecido comigo.
    Quando foi no começo dessa semana, meu iPhone teve esse problema, ai ja até sabia a que problema se referia, bom simples, reiniciei o iPhone, e tudo voltou a funcionar…
    Quando foi ontem, o mesmo problema aconteceu, do nada, apenas apareceu, e reiniciei de novo, já estava se tornando uma situação chata.
    Quando foi hoje, no ônibus em que estava, deixei ele cair no chão, mas como estava sentado, o impacto n foi grande, e nem chegou a cair por inteiro no chão, pois estava de fone, e consegui segura-lo pelo fone, foi apenas um chaqualão, o suficiente para o celular não reconhecer o chip mais…
    Reiniciei ele seis vezes, e não voltava, tirei o chip, coloquei de novo com ele ligado, e nada…
    Quando cheguei em casa, fui pesquisar mais, e achei este site, bom, decidi fazer o seguinte, E RESOLVEU COMIGO, O CHIP VOLTOU A FUNCIONAR:

    1- Desliguei o celular com o chip dentro

    2- tirei o chip

    3- liguei o celular, e esperei que ele percebesse que realmente não avia nenhum chip dentro dele…

    4- Após isso, coloquei o chip, ele ficou “Buscando…” por um minuto, e voltou a funcionar!

    Fiz esses passos, e deram certo comigo, acho que esse problema pode ser muito relativo de iPhone para iPhone, mas quem tem esse problema, tente fazer o que fiz, quem sabe pode dar certo…
    Valeu!!!

  19. Luis Mello says:

    O meu Iphone4 já tinha trocado o SIM com este mesmo problema. Só que há 2 semanas atrás meu celular voltou a dar este mesmo problema!

    Complicou porque meu celular foi comprado diretamente com a operadora da Claro e eu já tive que trocar 1 vez devido a um outro problema totalmente diferente.
    Apesar do problema deste aparelho anterior, nunca tinha me deparado com esta pane do "Sem SIM", fiquei com ele por 5 meses. Foi um parto para trocar, 4 meses de espera pq nenhuma loja aceitava efetuar a troca, só pelo telemarketing e somente pelos correios foi possível a troca, eles fazem DE TUDO pra vc desistir!!! Foi bem na época que o Iphone estava em falta, essa foi a desculpa de tanta espera na troca(teoricamente eu teria prioridade, coisa que não foi verdade na Claro pelo jeito).

    Quando peguei este novo aparelho em 2 semanas me deparei com este problema (que na época era novidade para mim) do "Sem SIM". Simplesmente troquei o chip na Claro e usei ele por 3 meses sem este problema, apesar de estranhar problemas como queda de sinal, da internet EDGE e 3G e das ligaçõs de repente. AGORA o mesmo problema voltou a aparecer! Será que terei mesmo que tentar uma secunda troca do aparelho?

    Eee aparelhinho mal projetado hein, controle de qualidade da Apple e serviço prestado pela Claro FAIL total…

  20. Anônimo says:

    A causa deste problema pode ser vários. Apesar disso podemos fazer algumas suposições. A primeira seria que algum efeito eletromagnético tenha afetado a memória do chip alterando um bit de endereço inviabilizando seu reconhecimento. A fabricação do chip não é imune a falhas, pois o mesmo é projetado com algumas margens de erro; por obra do acaso, alguma trilha com o uso pode ter eletromigrado causando o rompimento. Somente uma profunda análise no chip poderia indicar a acusa deste defeito.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.