Cerveja Sol

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O VELHO E O NOVO

No dia 18 do próximo mês fará um ano que o mercado do Brasil conhece, oficialmente, mais uma poderosa marca de cerveja, que está se mostrando uma forte concorrente no setor. Foi em outubro do ano passado que a cerveja SOL se apresentou em um grande evento para a imprensa brasileira e, naquela mesma noite, divulgou seu slogan “Nem forte, nem fraca. No ponto!” para todo o Brasil em rede nacional de televisão.

Importando a tradição mexicana, a Cerveja SOL é produzida totalmente em território nacional pela FEMSA Cerveja do Brasil, do Grupo FEMSA Fomento Econômico Mexicano S.A., e surgiu no mercado brasileiro depois que a empresa mexicana, maior companhia de bebidas da América Latina, comprou a marca Kaiser, no ano de 2006. Antes de lançar a SOL no Brasil, a FEMSA realizou por um período de seis meses, pesquisas e análises do mercado cervejeiro e do povo brasileiros. Com estes dados na mão, criou uma nova fórmula, especialmente voltada para o público de um país tropical como o Brasil.

Definido o produto para o mercado local, partiu-se para a campanha em massa, atingindo principalmente o público jovem, seu grande público-alvo, público esse, pouco explorado pelas demais cervejarias. Essas campanhas se intensificaram no último verão brasileiro, quando a cerveja SOL patrocinou diversos eventos esportivos e musicais em São Paulo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, explorando ainda mais o seu target. Além disso, ela foi patrocinadora oficial do PAN 2007, realizado no Brasil.

A partir daí desenvolveu-se diversas estratégias para interagir com essa população. A internet é uma importante ferramenta quando se fala de público jovem e o site da cerveja SOL mostra o que há de mais novo em termos de interação online. “Widgets” – pequenos aplicativos úteis e divertidos que, instalados no computador, informam sobre a temperatura e o trânsito da cidade –, vídeos produzidos pelos próprios internautas, músicas MP3 e enquetes são apenas algumas das opções que se resolveu explorar com esse tipo de público.

Mas é na televisão que a SOL está mostrando suas garras. Com um market share de menos de 8% em 2006, a FEMSA ficou em 3º lugar no ranking cervejeiro, perdendo para Ambev – detentora das marcas Skol, Brahma, Antártica e Bohemia – e Schincariol – Nova Schin, Glacila e Primus. Para mudar esses números, as campanhas para a televisão da cerveja SOL, que estão veiculando em rede nacional nos últimos meses, atacam abertamente as suas duas mais fortes concorrentes, a Brahma e a Skol. Diferentemente do que foi visto em seu lançamento, onde a figura feminina não era explorada como de costume e não havia menção a outras marcas, as propagandas da SOL parecem que estão entrando na competição agressiva comum neste setor.

Dizer se essa estratégia dará certo ou não, só o futuro. As outras marcas já tentaram e não tiveram boa aceitação. A SOL está fazendo de tudo para chamar a atenção. O que é natural para uma marca nova num mercado onde o consumidor já tem suas preferências e o país é um dos cinco maiores fabricantes de cerveja do mundo. Cair no gosto do público nesse contexto requer bastante rebolado e jogo de cintura. Coisa que a cerveja SOL parece estar aprendendo, literalmente.

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1 Response

  1. Rafinha Cobra says:

    I do not know if you and …
    I need a party and need the sun for the patrocinil makes it I think with the help of you made(Não sei se e com voçês…
    Preciso fazer uma festa e preciso do patrocinil da sol pra realiza-la creio com a colaboração de voçês)thanks …(obrigado)

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