Auto-hemoterapia não é reconhecida por especialistas

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Auto-hemoterapia é ausente de comprovação científica.

Preocupada com os riscos da prática da auto-hemoterapia a Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) alerta e ausência de embasamento científico que comprove sua eficácia do método.

autohemoterapia

Frente a inúmeros questionamentos recebidos, tanto por parte de profissionais médicos como não médicos, relacionados suposta prática hemoterápica denominada “auto-hemoterapia”, em nota a ABHH divulgou em seu site o seguinte esclarecimento:

-A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular NÃO RECONHECE do ponto de vista científico o procedimento “auto-hemoterapia”;

-Não existe na literatura médica, tanto nacional quanto internacional, qualquer estudo com evidências científicas sobre o referido tema;

-Por não existirem informações científicas sobre o referido procedimento, são desconhecidos os possíveis efeitos colaterais e complicações desta prática, podendo colocar em risco a saúde dos pacientes a ela submetidos;

-Agrega-se a este parecer, a Resolução do Conselho Federal de Medicina- Resolução CFM no 1.499/98, que em seu artigo 1º, “Proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas -pela comunidade científica”.

-A hemoterapia, prática terapêutica exercida por médicos hematologistas e hemoterapeutas que utiliza componentes do sangue, nada tem a ver com a chamada “auto-hemoterapia”, procedimento que consiste na aplicação intramuscular do sangue do próprio paciente. Deve-se tomar cuidado com o que se lê na Internet e procurar sempre um especialista para ter o tratamento adequado.

A informativo completa dizendo que a auto-hemoterapia é adotada por leigos e é desaconselhada por, além de não ter nenhum benefício comprovado no campo da ciência, poder apresentar inúmeros riscos saúde.

Se você ainda tinha alguma dúvida, agora não tem mais. Os médicos não recomendam a prática da autohemoterapia e inclusive são proibidos por força de lei de fazê-la.

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

2 Responses

  1. Luiz Bras Olimpyo says:

    Amigo Jack, nao faça isso… sou recém formado em medicina pela Uff- Niteroi. Aprendemos na aula que a auto hemoterapia é proibida. Mas em viagem ao oriente, em 2005, tive acesso a muitas pessoas que a utilizam. Apesar de la, desaconselharem o uso continuo, pois dizem que retira-se muita energia do Jing(alma, para eles). Eu tinha artrite, e resolvi utilizar. Eu mesmo me apliquei. Em 4 meses, nao havia mais nenhum sinal de artrite.
    Anos após alguns anos, meu pai foi vitima de um cancer poderoso, sarcoma pleonastico, de cerca de 4 kg, que ja havia coberto um rim dele. Em fase terminal, resolvi fazer nele.
    Em primeiro lugar, a quimioterapia parou de trazer as desagraveis consequencias. Bem, o oncologista havia dado 1 a 3 meses para ele. Hoje, 5 anos depois, ele continua fazendo a auto hemoterapia. Sobre o tumor? Virou um granulo de 2mm.
    Os médicos dizem que foi milagre. Tomara ne?

  2. OLIVARES ROCHA says:

    Boa noite. POR QUE AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE HEMATOLOGIA . E que dentre tantas outras atribuições, está a de PESQUISAR.
    Assim resta saber por que esta importante instituição ainda não procedeu algum estudo sobre tão afamado divulgado e praticado tratamento médico?
    Secular, mundial e praticado tbm em Veterinária, onde se pode afastar o argumento vazio do placebo, e que sobre ele, estudos iniciais sempre apontam pra eficácia e segurança…
    Além disso carecem registros ou mesmo denúncias de efeitos nocivos. Eu mesmo sou usuário ja tendo recebido mais de 400 aplicações em 9 anos de uso contínuo, ja tendo presenciado mais de 1400 aplicações, sem qualquer feito negativo, só saúde.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.