Açaí contaminado deixa 25 com doença de Chagas

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+2Share on Facebook6

Açaí contaminado causa séria doença

Açaí contaminado pode causar doenças. Segundo relato da assessoria da Fundação de Medicina Tropical de Manaus informa que vinte e cinco pessoas foram contaminadas pela Doença de Chagas após tomarem suco de açaí, em Coari, a 367 quilômetros de Manaus.

Provavelmente, ainda segundo a assessoria, um Bicho Barbeiro infectado caiu na máquina de bater açaí enquanto era preparada a bebida ou os frutos podem não ter sido lavados, estando sujos com fezes do Bicho Barbeiro transmissor da doença.

Açaí contaminado causa Doença de Chagas

Açaí exige higiene redobrada para o seu preparo

Este relato assusta, pois até um aparente inocente suco de açaí pode contaminar com uma doença potencialmente grave como a doença de Chagas.

Os relatos de contaminação oral da Doença de Chagas não são novidade, o primeiro surto de infecção humana pelo Trypanosoma cruzi por via oral foi relatado em 1968, em uma escola agrícola do município de Estrela (RS), onde 17 alunos apresentaram um quadro agudo da Doença de Chagas e seis morreram. A fonte exata de contaminação não foi esclarecida, suspeitando-se de que tenha sido algum alimento contaminado. Outro surto semelhante ocorreu mais tarde em Catolé do Rocha (PB), atingindo 26 pessoas, com uma morte.

O caso que mais chamou a atenção da mídia para o problema, ocorreu em Santa Catarina em março 2005. Neste caso um surto de doença de Chagas aguda atingiu 25 pessoas, resultando em três mortes. Aqui a contaminação ocorreu não pelo suco de açaí, mas sim após a ingesta de caldo de cana de açúcar contaminado com fezes de um Bicho Barbeiro infectado pelo Trypanosoma cruzi.

Uma simples análise dos casos relatados acima mostra que o problema não é o caldo de cana ou o suco de açaí, mas sim a forma com que os mesmos são preparados. Em todos os casos se os alimentos tivessem sido adequadamente lavados antes do preparo muitas vidas teriam sido salvas.

E você, vai continuar tomando suco de açaí sem medo algum?

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+2Share on Facebook6

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

28 Responses

  1. Infelizmente tive a infelicidade de pegar esta doença,estou em tratamento mas as reações do medicamento são muito forte não sei até quando vou aguentar sentir tantas dores.

  2. felipa santos says:

    Qual o tamanho do bicho barbeiro? Ele pode ser chamado de inseto? Ele voa?

  3. anadelis says:

    Você está certo. As pesssoas mesmo sendo alertadas muitas ainda continuam consumindo.

    Depois ficam doentes.

  4. Leandro Telles says:

    O açaí pasteurizado oferece algum risco de contaminação?

  5. Rodrigo says:

    O trypanosoma cruzi não é um esporozoário ( não forma esporos para resistência a condições inóspitas) e morre a mais ou menos 40º C, por isso as aves ao adquirir a doença de Chagas logo estão curadas, devido a alta temperatura de seu corpo ( que mata o protozoário).

    A pasteurização chega aos 80 ou 90ºC e logo resfria – acredito que seria muito difícil que o protozoario conseguisse viver 50ºC a mais do que ele é capaz de resistir.

    O congelamento abaixo de – 21ºC também torna impossível a sobrevivência desse animal, que nessas condições tem sua atividade metabólica totalmente interrompida ( quando não há metabolismo não há vida) e não forma esporos para resistir a issas condições.Há empresas que pasteurizam e congelam a cerca de – 40ºC , mas ouvi falar que algumas dizem pasteurizar só para vender, outros distribuidores vendem o pasteurizado mas, na falta do produto, também incluem os não pasteurizados.

    Eu estou em busca de um açaí pasteurizado e de qualidade, mas infelizmente até agora só descobri 3 empresas que pasteurizam.

  6. silvia felcar says:

    Tem algum caso de contaminação da Doença de Chagas por açaí contaminado no DF?

  7. Leandro Correia says:

    O açaí mais confiável e que consumo faz pelo menos uns seis anos: o da marca Frooty.

    Consumo sem medo e nunca apresentei qualquer sintoma ou problema referentes doença de Chagas. E olha que já fia o exame específico para detectar a Doença de Chagas, denominado Machado Guerreiro.

    A doença de Chagas aguda é o primeiro estágio dessa doença e está diretamente relacionado a ela quando alguém consome quaisquer tipos de alimentos contaminados pelo protozoário causador, o Trypanosoma cruzi, encontrado principalmente em fezes do inseto barbeiro.

    A doença de Chagas aguda transmitida por alimentos é gravíssima, pois uma pessoa consome altas quantidades do alimento sem imaginar que o mesmo está contaminado, ingerindo, assim, quantidades maciças do Trypanosoma cruzi.

    Dias ou semanas depois, pois vai depender muito da quantidade de alimento contaminado ingerida, como mencionado acima, a vítima poderá apresentar sintomas como febre muito elevada, fortes dores musculares ou até outros mais graves como icterícia (cor amarelada na pele e um forte indício de insuficiência hepática), hemorragia gástrica com melena (presença de sangue nas fezes), hematúria (sangue na urina).

    Além de sintomas clássicos da forma cardíaca da doença de Chagas como cansaço, falta de ar, dor torácica do lado do coração, tosse e arritmias que podem ser fatais.

    A Doença de Chagas aguda grave só tem cura se tratada no início do aparecimento dos primeiros sintomas se o organismo da vítima (ainda tem mais essa) suportar os fortíssimos efeitos colaterais do Benznidazol, ou seja, o medicamento para curar o portador da doença definitivamente e não permitir que a doença se torne crônica.

    Dependendo do caso, o tratamento da Doença de Chagas pode durar seis anos.

  8. felipa santos says:

    Quero saber se o barbeiro esta em todos os estados do Brasil?

    Ele sempre esta contaminado com trypanosoma cruzi?

  9. Andressa says:

    Thayse:

    Se o açaí esta contaminado a pessoa que ingerir este, se contaminará também.

    Independente deste ter virado bolo,sorvete, pudim, creme,seja o que for.

    O que infecta são as fezes contaminadas, processadas junto ao açaí.

  10. maiara says:

    Amooooooooo esse site!

  11. maiara says:

    O açaí é um alimento muito consumido, por todo o Brasil.

    Portanto, sempre certifiquem-se que o açaí que estão comendo foi Pasteurizado.

  12. maiara says:

    A doença de Chagas prevalece do Sul dos Estados Unidos até a Patagônia.

    Foi em Abril de 1909 que o Brasileiro Carlos Chagas comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana.

    O inseto que transmitia:TRIATOMÍNEO CONHECIDO COMO “BARBEIRO”.

    Isso é só um resumo da grande história da DOENÇA DE CHAGAS. Que ficou conhecida no mundo todo em 1909.

  13. rita says:

    Eu ouvi falar que após o congelamento, o protozoário morre devido á baixa temperatura… mas acho que é mais confiável os pasteurizados e industrializados

  14. giulia says:

    Nossa, então se eu comer alguma coisa derivada do açaí eu vou ter essa doença (chagas)?

    • Jack says:

      Giulia,

      Nada disso. Você não vai adquirir uma doença simplesmente por comer açaí.

      Você poderá contaminar-se e ficar doente (Doença de Chagas) apenas se o açaí estiverem contaminado. Ou seja, se ele estiver com o Trypanosoma cruzi (causador da doença).

      A forma que você tem de se prevenir e sempre consumir alimentos com boa origem e que tenha sido manipulados e preparados com toda a higiene possível.

  15. Ailton says:

    Li uma notícia dizendo que a pasteurização elimina o protozoário, mas sinceramente enquanto eu não ler uma nota técnica oficial afirmando isso o açaí aqui em casa está suspenso.

  16. thayse palheta says:

    Gostaria de saber, se o açaí estiver contaminado, e este, virar doce, bolo, sorvete, entre outro derivados. A pessoa que comer uns desses alimentos irá se contaminar?

  17. Vanice says:

    Aqui no quintal da minha casa tem aparecido barbeiros pretos e grandes, sem pintinhas. Mas teve em que já apareceu, mesmo o quintal sendo de ardósia e estar sempre limpo.

    Eles aparecem em roupas e no chão. Moro em Belo Horizonte.

    O açaí é muito consumido por aqui.

    • maiara says:

      Realmente o açaí é muito bom. Mas tome as devidas precauções. Certifique-se sempre a árvore da qual você consome açaí.

      Mande uma foto destes “barbeiros” que aparecem ai na sua casa.

      Tenho um laboratório no RJ e posso te dizer se eles são realmente os barbeiros que podem servir como vetores para doenças.

      Obrigado pela atenção.

  18. gabrielly says:

    Ontem comi um açaí. Estou com muito medo de ter pego a Doença de Chagas.

    Pesquisei na internet quais eram os sintomas, e graças a Deus eu não tenho sintomas de Doença de Chagas.

  19. rute says:

    Eu trabalho em um açaizeiro – local aonde fazemos a coleta do açaí.

    O açaí após ser industrializado continua com chance de estar contaminado?

    • Jack says:

      Rute,

      O processo de industrialização do açaí, se bem executado, elimina a possibilidade de contaminação.

      Isto ocorre para todos os alimentos industrializados e não apenas para o açaí.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.