5 Dicas para Melhorar suas Finanças Pessoais

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

Preste atenção nas dicas a seguir e vá em frente para melhorar a sua vida financeira!

1. Verifique seu orçamento

Uma das maneiras mais fáceis de verificar a saúde de suas finanças é pensar sobre como elas estão no final de cada mês… você ficou com dinheiro sobrando? Ou você está lutando para sobreviver?
Antes de fazer alguma mudança importante ao gerenciar suas finanças, você deve verificar o seu orçamento. Você precisa descobrir se ele realmente representa a forma como você gasta o seu dinheiro a cada mês. Se você está lutando (e muitas vezes ter que mergulhar em seu cheque especial, por exemplo), você precisa ter uma visão detalhada de como você está lidando com o seu dinheiro – porque alguma coisa pode estar acontecendo de errado em algum lugar. Por outro lado, se você tem dinheiro sobrando, por que não investir o dinheiro numa conta poupança, por exemplo? Isso deve ajudar a melhorar significativamente as suas finanças pessoais.

2. Conte cada centavo

Este ponto combina com o mencionado acima. Saiba exatamente onde vai cada centavo, cada mês – e não apenas as grandes coisas, como hipotecas e utilidades, mas as coisas menores, como cafés e lanches. Se você não faz isso, pode ser uma boa ideia tentar fazer um mês. Ao fazer o esforço de contar cada centavo que você gasta por mês, você pode ser capaz de ver onde você está gastando dinheiro demais, por exemplo. Isso pode realmente ajudar a “apertar” o seu orçamento e ajudá-lo a viver da melhor maneira que você pode.

3. Pense antes de comprar

Quando você está fazendo compras, você deve adotar a regra de ouro “pensar antes de comprar”. É muito fácil pegar as coisas e comprá-las sem realmente pensar sobre se precisamos ou não. Então, da próxima vez que você estiver fazendo compras, pense se você realmente precisa de um item antes de fazer uma compra. Você pode muito bem se pegar dizendo “não”… e poupar dinheiro como resultado.

4. Venda o que você não precisa

Se você quiser um pouco de dinheiro extra… por que não vender algumas das coisas que você não precisa? Pense nisso como um “bazar”! Veja seus pertences e pense sobre o que você precisa e o que você não precisa.
Claro, você não vai querer vender tudo só porque você não precisa daquilo (todos nós gostamos de manter algumas das coisas que “queremos” – uma televisão, por exemplo), mas você deve ser capaz de encontrar algumas coisas para vender. Você pode até repetir este processo a cada 6-12 meses ou mais para conseguir mais dinheiro.

5. O seu dinheiro trabalha para você?

Veja se o seu dinheiro trabalha para você. Você está tendo o máximo de proveito do dinheiro que você está guardando, por exemplo? Se não, por quê?
Muitas vezes nós colocamos o dinheiro em uma conta poupança e o deixamos lá para recolher ao interesse, mas se sua conta não é a “conta líder de mercado” – e que não oferece outros benefícios que você vê como mais importante do que a real taxa – por que você poupa o seu dinheiro lá? Não vai lhe fazer mal nenhum mover o seu dinheiro de vez em quando para tirar o máximo de proveito dele – e ainda isso é feito de graça… e poderia realmente valer pena.

Fonte: Queercents

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Share on Facebook0

You may also like...

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.