10 carros para quem quer economizar combustível

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter11Share on Google+5Share on Facebook6

Carros para economizar combustível

O Inmetro realizou a avaliação de 795 modelos e versões de veículos – que representam 90% dos carros comercializados no Brasil – para saber como anda o consumo de combustível de cada um.

Para isso, utilizou o Programa de Etiquetagem Veicular, que avaliou também dados de emissão de poluentes, como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio.
A pesquisa contou também com a participação do Ibama, que aprovou e atestou as informações a fim de evitar fraudes. Assim, quando o proprietário for comprar um veículo, ele poderá verificar a eficiência energética e a emissão de poluentes, sendo que esses fatores podem ser decisivos na hora da compra.
Cada vez mais as montadoras estão se esforçando para produzir carros mais eficientes, mas nem todas conseguiram conquistar o selo do Conpet de Eficiência Energética. Esse é válido apenas para os que apresentaram nota A na comparação com outros modelos.
Para fazer a avaliação, o Inmetro dividiu os carros em categorias. Por isso, mostraremos a lista dos automóveis que economizam mais combustível, de acordo com essa classificação.

Microcompactos

image1

A categoria dos microcompactos conta com apenas cinco modelos: Chery New QQ, Fiat Mobi, Kia Picanto, (câmbio manual), Smart Fortwo e Fiat 500.
O Fiat Mobi, na versão Easy sem ar-condicionado, recebeu nota máxima AA, sendo que o seu consumo médio é de 9,3 km/l a etanol e 13,5 km/l a gasolina.
O Fiat 500 e o Kia Picanto não conquistaram o selo Conpet de Eficiência Energética.

Subcompactos

image2

O Palio, com motor 1.0 Fire Evo, e um consumo médio de 9,4 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina), junto com o Novo Uno Evolution, consumindo em média 9,3 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina), conquistaram nota AA.
Já a Volkswagen também garantiu essa nota com Up! Cross I-Motion, que tem câmbio motorizado e consumo de 9,3 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina).

Compactos

image3

Dentre os compactos, o que merece destaque é o Peugeot 208, equipado com motor 1.2 de 3 cilindros. Apesar de bom desempenho, ele não conquistou a nota AA.

Já o Onix, que é o carro mais vendido do país, só conseguiu o selo Conpet nas versões 1.4 com câmbio manual.

Médio

image4

Nessa categoria, podemos destacar diversas montadoras. A Ford, com o KA sedã, que faz em média 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). A Honda, com o City e desempenho de 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina), e a Hyundai, com o HB20S.
Porém os que realmente merecem destaque são o Lexus CT200h e o Toyota Prius, sendo esse último considerado o mais econômico do Brasil.

Grande

image5

Dentre os grandes estão o A3 Sedan, Golf Variant e Jetta, que conseguiram o selo, porém nenhum deles obteve duas notas A.

Extra Grande

image6

De todos os veículos da categoria, o Fusion Hybrid foi o único que conseguiu nota AA.

Utilitário esportivo compacto

 

image7A grande maioria não conseguiu uma boa nota geral, apesar de no consumo a nota A ter aparecido diversas vezes. O destaque fica por conta do Fiat Uno Way, Hyundai HB20X (câmbio manual) e Suzuki S-Cross que conseguiram o selo de eficiência energética.

Carga derivado

image8

O destaque da categoria foi a Saveiro, com pneus de baixo atrito, e consumo médio de 8,0 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina).

Conclusão

Vale lembrar que no momento de comprar seu veículo, você deve considerar não somente a lista dos carros mais econômicos de 2016 em relação ao combustível, mas ficar de olho em outros gastos do veículo, fazendo uma boa cotação de seguro auto e ficando atento aos demais custos que o automóvel pode ter.

Ficando de olho nisso, é só aproveitar seu carrão e economizar com o combustível!

Gostou deste artigo? Agradeça divulgando:Tweet about this on Twitter11Share on Google+5Share on Facebook6

Jack

Blogueiro, criador do ConteAqui. Escrevo para trazer informação e entretenimento.

You may also like...

1 Response

  1. Nesse tempo de crise e aumento dos combustíveis, às vezes vale a pena trocar o modelo de carro para economizar bem todos os meses.

Tem algo a acrescentar? Compartilhe nos comentários.